Minha trajetória
Inicialmente, meu interesse pela Psicologia foi despertado pela possibilidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, auxiliando-as a enfrentar seus problemas e desafios pessoais, bem como desenvolver habilidades emocionais e cognitivas que favoreçam a adaptação e o bem-estar. Assim, decidi ingressar no curso de Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Durante a graduação, minha atenção foi direcionada aos cuidados relacionados à saúde mental, o que me levou a realizar estágios em Psicologia da Saúde, Psicologia do Esporte e Psicologia Organizacional. Essas experiências consolidaram minha crença na psicologia como uma força transformadora e expandiram meu interesse, sobretudo na área da saúde, devido à sua abordagem biopsicossocial do ser humano, que leva em conta suas dimensões biológicas, psicológicas e sociais.
Durante o estágio em Psicologia da Saúde, atuei na Unidade Básica de Saúde do Cambuci, no Sistema Único de Saúde (SUS), acompanhando atendimentos individuais, divulgando campanhas informativas, realizando escutas terapêuticas, visitas domiciliares, participando de reuniões multidisciplinares e estabelecendo comunicação com outras redes locais de apoio. Essas ações ressaltaram a importância de consolidar um modelo de atenção à saúde mental que entenda os fatores presentes na comunidade, garantindo apoio nos serviços de saúde e cuidados baseados nos recursos disponíveis.
Além dos estágios, realizei uma pesquisa sobre “Saúde Mental e Bem-Estar Psicológico em Duas Comunidades Nativas”, comparando as noções de saúde mental e bem-estar psicológico em uma comunidade nativa ocidental, Mbyá-Guarani (Brasil), e uma comunidade nativa oriental, Okinawa (Japão), levando em conta as especificidades de cada grupo em relação à saúde. Durante o desenvolvimento da pesquisa, compreendi que é necessário pensar em um modelo de saúde que atenda aos requisitos conceituais de saúde integral e preserve as identidades culturais das diversas comunidades, embora embasado na ciência, sem suprimir direitos e sem violar a pluralidade humana.
Com base nessas experiências e aprendizados, decidi dar continuidade à minha formação na área da Psicologia da Saúde, ingressando na especialização em Psicologia Clínica Hospitalar no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor - HFMUSP) em 2023. Espero assim aprimorar ainda mais meus conhecimentos e habilidades para atuar de forma integrada com equipes multidisciplinares no cuidado e na promoção da saúde mental dos pacientes hospitalizados, bem como contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas em saúde que valorizem a importância da atenção psicológica no contexto hospitalar e comunitário.